segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

LSPS Tempestades - PLANTÃO - Possível Tempestade (Sub)Tropical, não oferecerá risco a costa no momento

     No final de janeiro (visto no post anterior), as projeções de alguns modelos previam um cenário preocupante para a nossa costa. Naquelas rodadas, havia probabilidade da formação de um Ciclone Tropical (Furacão), que após ficar simétrico (sem ramo frontal), vinha na direção da costa, e em seguida se afastava, indo na direção sudeste. Mas no decorrer dos dias, começou a se tornar uma chance quase nula, com a formação de um cenário novo nas rodadas atuais. Mas como ainda é muito cedo não podemos descartar nada.

     Na última rodada do modelo GFS das 18Z, houve mudanças comparadas com as rodadas anteriores, ao invés de ter uma baixa no oeste da baixa principal, nessa rodada atual mostra a possível tempestade subtropical bem longe da costa e sem interação com nenhuma outra baixa. Confira abaixo a projeção para o dia 7 de Fevereiro, quando mostra a bela possível tempestade aparentemente simétrica com pressão de 996 hPa em alto mar.

              | Rodada GFS das 18Z mostrando uma possível tempestade subtropical | WxBrasil |

     Essa atual projeção das 18Z, mostra que não há o minimo risco para a costa.

     Como falado no post anterior, já tem os primeiros órgãos meteorológicos que começaram a falar sobre a possível futura Tempestade Subtropical ou Tropical, no momento a primeira é a Metsul, que em 2010, na tempestade tropical Anita, fez um ótimo trabalho, confira o trecho abaixo retirado do site da Metsul:

     O que dominará atenções ao longo desta semana na MetSul é o indicativo que já vem há vários dias por modelos numéricos de um centro de baixa pressão no Atlântico na costa do Sul do Brasil. Este sistema teria origem no litoral do Sudeste, migraria para o Sul e após, a despeito dos “westerlies” (vento de Oeste), teria trajetória para Oeste (aproximando-se do continente) na segunda metade da semana. Em algumas rodadas de modelo havia até cenário de “cut-off low” ou baixa segregada em que o sistema deixava de estar associado à frente, e imerso numa massa de ar quente sobre águas muito mais quentes do que o normal com reduzido shear (divergência de vento).

     Após a Metsul, a Climatempo, também começou a falar sobre a possível Tempestade (Sub)Tropical, mas a Climatempo no momento trata a mesma como somente um sistema de baixa pressão, no momento nem se quer falou sobre a probabilidade de formar algo (Sub)Tropical, nem tocou nestas palavras.

     Provavelmente, nos próximos 4 ou 5 dias, já poderá estar formada perto da costa do Rio de Janeiro e São Paulo, uma Depressão Subtropical (sistema de baixa pressão de núcleo quente), que é o primeiro passo para uma Tempestade Subtropical ou Tropical.
     Daqui 2 dias (quarta-feira), voltaremos a postar aqui no blog, informando as últimas novidades.

CRÉDITOS:
• Imagens: WxBrasil, Earth.com.
• Texto: Lucas Slongo, Metsul (Trecho Itálico).
• Fonte: Nenhuma.

                                  →→→→→→→→→→ •  LSPS - Tempestades • ←←←←←←←←←←.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...