sábado, 12 de novembro de 2016

• LSPS Tempestades → Ciclone no Atlântico Sul - Novembro 2016 - Projeção

    Na rodada das 18Z do dia 11 de Novembro de 2016, o modelo GFS através do Cyclonephase estava prevendo a formação de uma baixa com características subtropicais para o dia 17 de novembro de 2016. Devido a isso iniciamos o monitoramento das projeções para o sistema.

     → Status do Sistema:
Data Prevista: 15 de Novembro de 2016.
Possibilidade: ALTA Probabilidade (100%).
Estágios Atingidos: Cavado → Depressão SubtropicalCiclone Subtropical Deni.
Duração da Previsão: 11 de Novembro de 2016 (18Z) - 15 de Novembro de 2016 (12Z). (4 Dias).
Situação Final: Dissipado.

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
Atualização 1 - Previsão do dia 12 de Novembro de 2016.

     O Modelo ''Global Forecast System'' (GFS), desde o dia 11 de Novembro vem prevendo a formação de uma baixa com características subtropicais na costa de São Paulo. Nas primeira projeções (12Z e 18Z), a baixa era discreta e rapidamente fazia a transição para extratropical (após 48 horas). No cyclonephase, contatava na divisa entre simétrico e assimétrico. Na rodada das 00Z do dia 12 de Novembro, houve uma ligeira intensificação, o tamanho da circulação aumentou um pouco e a velocidade de transição para assimétrico ficou mais demorada, confira abaixo.

          | Rodada das 00Z do dia 12 | Foto: CyclonePhase | Edição: LSPS Tempestades |

     Na rodada das 12Z, o GFS intensificou, e muito a baixa, pelo cyclonephase, a baixa aparece com centro morno e ainda mais simétrico, só que agora formado no dia 17 de Novembro na costa do Rio. Reparem na curva da baixa (já extratropical) para sudoeste enquanto estivesse alinhada com o RS.

          | Rodada das 12Z do dia 12 | Foto: CyclonePhase | Edição: LSPS Tempestades |

     Na rodada das 18Z do GFS , a baixa nas primeiras 24 horas, se mostra visualmente assimétrica, se transformando num intenso ciclone extratropical no dia 18 agora simétrico.

          | Rodada das 18Z do dia 12 | Foto: WxBrasil | Edição: LSPS Tempestades |

     Na rodada das 18Z do Cyclonephase, a baixa aparece novamente (como nas rodadas do dia 11) na divisa entre simétrico e assimétrico, sendo que após formada acaba se tornando assimétrico, e só volta a ser simétrico após ser extratropical. A Rodada explica totalmente o que foi visto no canal ''850 hPa precipitação e vento'' do GFS (visto na imagem acima). Levando em consideração esta rodada, provavelmente a baixa não ganharia nenhuma classificação pela Marinha do Brasil.

          | Rodada das 18Z do dia 12 de Novembro | Foto: CyclonePhase |

Análise LSPS Tempestades:
     No momento a SST (Temperatura na superfície da Água) na costa de SP e RJ está por volta dos 22 a 23°C, ou seja, muito baixa para intensificar sistemas de centro quente. A Umidade do ar projetada pelo GFS as 18Z mostra umas pequenas áreas de ar seco durante o possível estágio subtropical. O cisalhamento parece presente. Tudo isso leva a LSPS Tempestades a crer que o sistema possivelmente não evoluirá acima de Depressão, isso caso ganhe a evolução pela Marinha, por que, visualmente pelo GFS não parece nada promissor, o sistema só fica bonito pelo modelo quando já é extratropical simétrico.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

→ Atualização 2 - Previsão do dia 13 de Novembro de 2016.

     Na rodada das 00Z do GFS, a projeção para a baixa voltou ao patamar das rodadas anteriores (tirando a das 18Z do dia 12), novamente uma baixa de centro quente que aos poucos fica assimétrica e perde as propriedades subtropicais. Pelo Cyclonephase, a baixa inicia subtropical (possível depressão), com valor minimo de 1000 hPa e o dia 18 fica assimétrico (extratropical).

     Na rodada das 12Z, o Cyclonephase voltou a colocar a baixa na divisa entre simétrico quente, e assimétrico morno. No GFS a baixa ficou um pouco mais simétrica isóbaradamente, e barometricamente mais intenso, com seus 1000 hPa ainda perto da costa de SP e RJ.

     Na rodada das 18Z do GFS, finalmente a baixa não fica com aparência de cavado e se funde com outro sistema irmão. Nesta rodada, a baixa se forma e avança na direção sudeste sem se esticar, e ao longo do avanço ganha todas as propriedades extratropicais e vira um intenso ciclone extratropical.

          | Rodada das 18Z do dia 13 | Foto: WxBrasil | Edição: LSPS Tempestades |

     O Cyclonephase das 18Z diminui a expectativas. Como ocorreu na rodada das 12Z, novamente a projeção é ficar na divisa, com isso, vai diminuindo as chances de uma Depressão Subtropical.

          | Rodada das 18Z do dia 13 | Foto: CyclonePhase | Edição: LSPS Tempestades |

• Análise LSPS Tempestades:
     As rodadas do dia 13 variaram bastante, a projeção para a baixa começou bem empolgante (00Z), com marcadores bem profundos em Simmetric Warm-Core, mas nas demais (12 e 18Z), voltou a ficar com pouca expectativa de algo significativo na quarta, novamente o cyclonephase coloca os marcadores na divisa de Simmetric Warm-Core e Asymmetric warm-core, ou seja, uma baixa frontal e as vezes não frontal no inicio da formação (quarta), assim, a Marinha não iria classifica-la como Depressão Subtropical. Agora vamos ver amanhã como as projeções vão sair, quanto mais perto da data da formação, mais certa vai ficando as projeções. Agora é aguardar e ver!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

→ Atualização 3 - Previsão do dia 14 de Novembro de 2016.

     Na rodada das 00Z de segunda feira do GFS, o sistema se mostra isóbaradamente bonito. A Tese do modelo de alargar a circulação da baixa pelo jeito foi abandonada, agora a baixa segue redondinha até desaparecer do mapa. Observando a rodada, parece (pelo menos parcialmente) que a frente sempre está acoplada (assimétrico). Pelo Cyclonephase, o sistema continua tendo os marcadores na divida, mas agora com um marcador de 1000 hPa um pouco mais profundo na área warm-core (núcleo quente).

          | Rodada das 00Z do dia 14 de Novembro | Foto: CyclonePhase |

     Na rodada das 12Z do GFS, a tendência foi semelhante ao das 00Z, mas agora a pressão atmosférica se mostra mais baixa (999 hPa) no dia 16. Pelo Cyclonephase, os marcadores ficaram um pouco mais profundos em warm-core nas primeiras 24 horas do sistema.

     As 18Z do GFS, a baixa (com aparência assimétrica) já atinge os 1000 hPa bem próximo a costa de São Paulo e ao longo do avança na direção sudeste, vai se aprofundando cada vez mais, com uma leve aparência simétrica no dia 17, já longe da costa brasileira.

          | Rodada das 18Z do dia 14 | Foto: WxBrasil |

     O Cyclonephase das 18Z voltou a dar característica subtropical a baixa. Os marcadores ficaram mais profundos em warm-core (vermelho) com valor de 1000 hPa, e 990 hPa durante a transição para assimétrico (rosa/roxo).

          | Rodada das 18Z do dia 14 de Novembro | Foto: CyclonePhase |

• Análise LSPS Tempestades:
     Com o inicio da formação amanhã (terça), o cenário atual das rodadas de hoje a tarde são as mais próximas que vai acontecer com a baixa. Vendo em detalhe as rodadas e seus dados técnicos (um pouco falado acima), a LSPS Tempestade acredita que a chance para uma Depressão Subtropical é moderada, se a Marinha do Brasil for dar essa classificação ao sistema, será nas cartas de 12Z, 18Z de terça e 00Z de quarta. A água mais fria do que necessário para sistema do tipo vai servir de barreira para algo mais radical como foi os Ciclones Subtropicais Bapo e Cari.
     O Sistema deve causar ressaca na costa de São Paulo e Rio de Janeiro, com rajadas moderadas de vento nesta terça e quarta, podendo chegar ao 50 km/h. Ao longo do afastamento, as rajadas enfraquecerão.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

→ Atualização 4 - Previsão do dia 15 de Novembro de 2016.

     As 00Z do dia 15 de Novembro, o GFS e o Cyclonephase sustentaram as previsões anteriores.
     Durante a madrugada e manhã de terça, a baixa se formou na costa de SP e RJ.
     Na carta das 12Z da Marinha do Brasil, a baixa foi classificada como Depressão Subtropical.

     ► E Se formou!!! Acompanhe o desenvolvimento do sistema aqui.

▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬

   Crédito:
Texto: Lucas Slongo.
Fotos: WxBrasil, Cyclonephase.

Última Atualização: 15 de Novembro de 2016 - 23:40 - (Horário de Verão).

REALÇANDO - Esta postagem é de caráter informativa e analística. Todo o conteúdo aqui publicado tem como objetivo a verdade, sem sensacionalismo. Todos o conteúdo usado tem o nome do autor, assim, preservamos os direitos autorais.
OBS: Se o sistema se formar e for classificado, o monitoramento seguirá para uma postagem especifica para o monitoramento do sistema já em modo ativo.

                                                                                 • LSPS Tempestades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...