terça-feira, 2 de maio de 2017

• LSPS Tempestades - Into the Storm - Critica

CRITICA: Into The Storm - A Meteorologia NÃO levada a sério.

     | Foto: Warner Bross |

Critica - Into the Storm, na tradução literal, ''Dentro da Tempestade'', na tradução no Brasil, ''No Olho do Tornado''. É um filme de ficção científica dirigida por Steve Guale, e que aborda a história da família Fuller, composta por: Gary Fuller (Richard Armitage) o pai, e Trey Fuller (Nathan Kress) e Donnie Fuller (Max Deacon) os irmãos. O Filme também aborda a equipe de Caçadores de Tempestades, Titus, com: Allison Stone (Sarah Wayne), a meteorologista, e Peter Moore (Matt Walsh) o filmaker caçador. Além da gatinha Kaitlyn Johnson (Alycia Debnam), o amor de Gary.

     O Filme (Alerta de Spoilers) começa com jovens se aventurando a noite com um alerta de tornado em vigor, a bobeira acaba por custar a vida deles. Depois, somos apresentados a equipe TITUS de Caçadores de Tempestade, que estão na estrada caçando. Após, somos apresentados a família Fuller. Em seguida, pela dupla informal, que tentam bombar na internet com vídeos de suas travessuras. A Partir dai o enredo, relativamente bom, conta o drama de cada um dos personagens.

     Quando já sabemos o que se passa na vida de cada um, começa a aventura, com a equipe TITUS indo atrás de um poderoso sistema que está se aproximando de uma cidade. Durante o longa, os personagens se conhecem e o roteiro nos leva para o climax, onde o sistema de tempestade gera um tornado EF5, que ameaça a todos que estão numa escola. No desfecho, a Equipe TITUS ajuda os civis a escapar e sobreviver ao intenso tornado que ameaça suas vidas. Mas com um preço!

     O Filme é bom em prender o telespectador em frente a tela, mas levando o funcionamento dos tornados em consideração, o filme decepciona, e muito. Into the Storm consegue a façanha de conseguir deboche de ''todos'' aqueles que sabem o funcionamento da atmosfera. A Dinâmica e Física das tempestades e dos tornados são completamente ignoradas, sendo que no ano anterior ocorreu o tornado EF5 em El Reno (Oklahoma) e devido a isso, um acervo de imagens e dados gigantescos para fazer um filme épico e que faria o filme de Jan de Bont (Twister) ficar de joelhos. Mas... Os tornados ''ridículos'' que o filme mostrou, escancara que não fizeram e desperdiçaram a chance.

     Por fim, Into the Storm é um filme mediano, com boas atuações, e excelentes efeitos visuais. Mas quando o quesito é desbancar Twister de 1996, o longa não chega nem perto. O Filme é ''uma vergonha meteorológica'', com dinâmica e física dos tornados totalmente ignoradas.
     Poderia-se dizer, que uma versão realista deixaria o filme sem graça, mas Interstellar (2014) ta ai para provar o contrário. Não foi desta vez que tivemos um Twister do século 21, lamentavelmente!

Lista de Erros - Abaixo está todos os erros científicos do filme.

• 1 - 00:01:00 - ERRO LEVE - Falta de descargas elétricas no mesociclone da supercélula. O CERTO: Deveria ter raios na parede de nuvens e fora dela, só se viu os clarões.
• 2 - 00:01:50 - ERRO LEVE - Falta de rajadas de vento na circulação externa do tornado, não há vento até o tornado atingir o carro.  O CERTO: Deveria ter a circulação de ventos externos do tornado antes do mesmo.
• 3 - 00:25:19 - ERRO MODERADO - A Meteorologista da equipe Titus deveria pronunciar super célula não Cumulonimbus.
• 4 - 00:25:30 - ERRO MODERADO - O Piloto do Helicóptero menciona também Cumulonimbus ao invés de mencionar ''vórtice da super célula'' ou ''funil''.
• 5 - 00:26:10 - ERRO GRAVE - Tornado já formado parado no solo. O Tornado deveria migrar na direção do deslocamento da tempestade.
• 6 - 00:27:00 - ERRO MODERADO OU GRAVE - Câmera molhada na chuva e ainda funcionando (ai depende, se elas são a prova d'água).
• 7 - 00:29:40 - ERRO MODERADO - O Tornado parece ter vida própria praticamente sem rumo reto como deveria fazer. Isso ocorre na vida real mas em pequena escala, são pequenas as mudanças.
• 8 - 00:36:00 - ERRO MODERADO - Casas completamente destruídas e caças sem nenhum dano nos flancos, bem ao lado. Deveria ter pelo menos algumas madeiras soltas nas casas que ficaram intactas.
• 9 - 00:39:20 - ERRO GRAVE - Funil desse muito rápido e se desfaz na mesma maneira.
• 10 - 00:39:49 - ERRO GRAVE - Tornado além de se formar em 2 segundos, ele atinge o solo como uma bala, acima não há a parede de nuvens giratória, erro muito grave no longa. O CERTO: O Tornado deveria demorar pelo menos 15 segundos para se formar, e começar a varrer o solo (sem quebrar o asfalto) , avançar gradualmente junto com uma parede de nuvens girando logo acima do tornado (mesociclone).
• 11 - 00:40:40 - Prédios se desfazendo medianamente longe do tornado, que para variar esta parado na rua.
• 12 - 00:41:09 - ERRO GRAVE - O Tornado se desfaz em menos de um segundo e as rajadas param instantaneamente.
• 13 - 00:41:29 - ERRO GRAVE - Céu logo acima sem nenhuma rotação se quer, como? tem uma super célula acima! O CERTO: Deveria ter a parede de nuvens e ela girando.
• 14 - 00:49:49 - ERRO GRAVE - Novamente um tornado se formando muito rápido.
• 15 - 00:50:50 - ERRO GRAVE - Um tornado quase efêmero destrói uma casa como uma furadeira.
• 16 - 00:50:28 - ERRO MODERADO - Novamente o tornado furando o solo (Asfalto).
• 17 - 00:51:09 - ERRO MUITO GRAVE - O Tornado vai aniquilando o asfalto (tornado de ferro? só pode) e seguindo a equipe Titus como se tive-se vida própria, pega a van e muda de direção imediatamente.
• 18 - 00:51:50 - ERRO GRAVE - E lá estão eles (tornados), parados no mesmo lugar.
• 19 - 00:52:35 - ERRO GRAVE - Novamente, agora em primeira mão, os 3 tornados parados.
• 20 - 00:53:42 - Só agora um dos tornados foi atingir a igreja.
• 21 - 01:06:00 - ERRO LEVE - Seria perfeitamente possível um super tornado como aquele (vide o tornado de Oklahoma), mas o filme erra novamente ao colocar o super tornado na rota da escola, meteorológicamente, não teria combustível suficiente na região para formar o mega tornado, por causa do primeiro tornado que passou ali!
• 22 - 01:11:00 - ERRO? - Boeings 747 sendo alevantados pelo mega tornado. Será que isso é plausível? só ocorrendo para saber (claro, esperamos que nunca ocorra).
• 23 - 01:18:50 - ERRO MODERADO OU GRAVE - O TITUS vai subir o mega tornado pelo olho? Pela circulação. Tudo bem, mas pelo olho? Ai não né!
• 24 - 01:20:10 - ERRO GRAVE - Já sol, tem uma poderosa super célula em enfraquecimento e segundos após o dissipação do tornado já aparece o sol logo acima, a SC foi abduzida? E A BIGORNA?
• 25 - 01:21:46 - ERRO MODERADO - Um mega tornado passou e tem arvores cheias de folha ainda? mas foram ventos de mais de 500 km/h, não deveria ter!
• 26 - 01:23:43 - ERRO? BOM, VAMOS DEIXAR PASSAR - Os caras sobreviveram a um tornado EF5! Isso q é ser de aço!
• 27 - 01:19:45 - ERRO MODERADO - O Mega tornado se dissipa muito rápido.
• 28 - 01:20:50 até 01:21:09 - Não é erro: Imagens reais de Oklahoma (31/5/2013).

Veja abaixo o comparativo da Ficção para o Real.

O VERDADEIRO MEGA TORNADO:
     Um verdadeiro tornado não é pura massa lateral como mostrado no filme, mas sim de circulações. Um EF5, tem uma circulação externa, a intermediária com sub-vórtices, e a central (o tornado em si).

RESUMO:
     Para os sabidos do clima que esperavam uma produção moderna, no mesmo estilo de ''Twistter'', ficaram decepcionados com ''Into the Storm''. Além das cansativas filmagens feitas pelos atores, os diretores parecem não ter consultado meteorologistas para produzir o filme, os erros apresentados, deixam qualquer caçador de tempestades (como nós) ou meteorologistas pensando ''Como pode isso?'', tornado sem parede de nuvens, tornados parados no chão, tornados furando asfalto (como uma furadeira gigante), e muito mais, que desapontando bastante. Mas no quesito aventura, diversão, emoção e efeitos visuais, o filme acerta. Destaque para as referencias a The Walking Dead e ao TIV.

Curiosidades:
1 → O Filme foi inspirado nos eventos do EF5 de Oklahoma, no dia 31 de Maio de 2013.
2 → O Títus é inspirado do TIV - Tornado Intercept Vehicle.
3 → Durante o longa, é feita uma referência a The Walking Dead, devido a Lori.. digo... A Sarah.
4 → A Dupla aventureira é uma referência clara ao Jackass.

• Texto: Lucas Slongo (Adm: LSPS Tempestades).

                                                                                 • LSPS Tempestades •

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...