sábado, 25 de julho de 2015

Interceptação LSPST #1 – Célula Eletrificada em Viamão – 19/7/2015


     Bem Vindos ao novo estilo de postagem das nossas interceptações, nesse novo estilo, nós daremos foco total as nossas interceptações, nessas postagens, terá bastante conteúdo em fotos, eventos ocorridos, e se o evento for significativo, em vídeo.

Interceptadores: Lucas Slongo.
Local: Sede da LSPST na Estância Grande – Viamão.
Inicio da Interceptação: 00:30.
Fim da Interceptação: 02:00.

     No dia 18 de Julho de 2015, uma frente quente estava avançando para o sul, e associada aos JBN (Jatos de Baixos Níveis), fez formar poderosas células de tempestades sobre o Rio Grande do Sul, algumas chegaram aos 70 dBz pelos radares meteorológicos.
     No dia, o ponto de orvalho não tava muito alto, chegava somente aos 15°C, mas outros índices de instabilidades estavam presentes como, Total Totais, Lifted e Sweat, ambos em níveis fracos a moderados, comparando a um nível severo.

     No fim da noite do dia 18 de julho, uma linha de tempestade com duas células de 70 dBz por radar, localizada sobre o centro do Rio Grande do Sul, avançava perfeitamente para a direção leste do estado.
     As 23:30 do dia 18 de Julho, as células se localizavam, uma ao norte de Charqueadas e outra sobre a mesma, a célula sul vinha em direção a Porto Alegre e a Viamão, mantendo os 70 dBz de intensidade, começava ai os alertas em nossa página.

     Até chegar a capital, a célula oscilava em intensidade, em algumas varreduras do radar do Morro da Igreja, chegou a indicar 75 dBz, mas nas maioria se manteve 70.

     As 1:15 minutos, a parte frontal do núcleo da célula chegou a nossa sede, com as descargas elétricas logo atrás, a parte frontal do núcleo apresentou uma possível e momentânea rotação, que pelo que vi, era anti-horária. O mais impressionante foi o som das rajadas ascendentes, que é indicação de granizo, ou a presença de mesociclone.

     As 1:20 da madrugada, a possível rotação desapareceu, e a zona precipitativa do centro e retaguarda do núcleo começou a passar sobre nossa sede, causando aumento na chuva e nas ocorrências das descargas elétricas.

     As 1:29 minutos, um raio caiu nas redondezas da nossa sede, o núcleo chegou bem encima da localização da LSPS Tempestades.

           | Raio caindo a aproximadamente 900 metros da sede | Foto: Lucas Slongo |

     Um minuto depois do primeiro raio, um segundo raio caiu bem mais perto da nossa sede, mas este foi mais forte que o anterior, sua intensidade sugou a energia ao redor, fazendo ocorrer uma queda momentânea de 5 segundos no fornecimento de energia elétrica na Estância Grande. Abaixo está a imagem do raio em questão filmada dentro da nossa Capsula de Registro.

          | Raio caindo a aproximadamente 500 metros da sede | Foto: Lucas Slongo |

     O Raio mostrado acima era o sinal que a interceptação se tornou muito perigosa, um terceiro raio poderia me atingir a qualquer momento, levando isso em consideração, eu sai da área aberta e fui para um local fechado em nossa sede, enquanto a câmera na caixa de registro, registrava tudo que ocorria no lado de fora.

     Durante a passagem do núcleo da célula, houve chuva intensa, descargas elétricas fortes, e algumas pequenas pedras de granizo. Eu esperava mais dessa célula, depois de perceber que a metade sul da célula (onde forma o gancho em super células tornádicas) passou sobre nossa sede.

Projeção da LSPS Tempestades:
     O El Niño no Pacifico Equatorial em 1.5 no dia, foi um dos principais causadores dos eventos do dia 19 de Julho, o fenômeno tende a aumentar a frequência de chuva no sul do Brasil, junto com eventos severos.
     A Partir de Agosto, o clima tende a inciar a transição, de inverno para a primavera astronômica, neste mês em diante, os eventos severos tendem a aumentar de frequência e intensidade. Na projeção do dia 23 de Julho (dia em que digitamos esta postagem), os modelos sujeriram um El Niño histórico de 3.5 a 4.0 no fim do ano.
     El Niño em ascendência, junto com Atlântico norte e sul quentes, tendem a criar a Temporada de Tempo Severo mais ativa na década, e nos primeiros 3 meses do ano que vem, provavelmente teremos um ciclone tropical em nosso Atlântico Sul.
     No momento, o que está acima é apenas projeção, mas já fica aqui uma pequena análise de alerta de quem entende de clima severo. Durante esses prováveis eventos, nós estaremos alertando em forma de Boletins em nossa página no Facebook.

Inter-Temporada Até Aqui:
Tornados: 2 (Paraná).
Ondas de Tempestades: 2 (14 de Julho), ( 18 a 19 de Julho).
Eventos Interceptados: Célula com potencial de granizo (19/1/2015).

Recado para órgãos que insistem em manchar a imagem da LSPS Tempestades ↓:
LSPS Tempestades75% de Acertos em previsões e boletins de alerta em 2014.

CRÉDITOS:
• Imagens: Lucas Slongo.
• Texto: Lucas Slongo (LSPST).
• Fontes: NOAA.

                                  →→→→→→→→→→ •  LSPS - Tempestades • ←←←←←←←←←←.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...