quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Temporada de Tempo Severo 2015/2016 inicia na América do Sul

     Hoje, as 5:20 da manhã, iniciou a primavera e também a Temporada de Tempo Severo na América do Sul, a tão aguardada época dos caçadores de tempestades (como nós) e dos climatologistas amantes de tempo severo.
     Durante o recesso houve alguns episódios de tempo severo em nosso continente, sendo alguns deles, importantes.

O Tornado de Xanxerê:
     No dia 20 de Abril, houve a formação de um Tornado EF2 ou EF3 na cidade de Xanxerê-SC, o tornado causou vários danos na cidade com lamentavelmente 3 vítimas fatais e mais de 100 feridos. Confira abaixo a imagem do tornado sobre a cidade.

                                        | Tornado EF2 sobre Xanxerê | Foto: (Autor desconhecido) PG Super Célula |

     Os vídeos desse tornado são muito impressionantes, não só pelas imagens mas também pelo som do poderoso tornado, confira abaixo.





     Naquele dia havia condições propícias para a formação do evento, CAPE, Jatos de Baixos Níveis (JBN a 850 hPa), TT, LI, e Alta da Bolívia associada a Correntes de Jato (250 hPa). Esses fatores combinados com o contraste térmico, criou uma cenário supercelular que por sua vez, formou o tornado.
     Nós vinhamos falando que este mês poderia ocorrer a Tempestade de Abril (fenômeno unicamente severo no mês de abril) em Viamão, mas neste mês, a mesma ocorreu em Xanxerê, lamentavelmente causando danos e mortes.

Super Célula no Paraná:
     No dia 10 de Julho, com o cenário severo sobre o Paraná, houve a formação de vários núcleos intensos sobre o estado, o que se destacou foi essa super célula em Terra Rica, ela apresentou rotação horária, parede de nuvem, calda e um funil, como ele não tocou o solo, não houve tornado.

        | Super célula com parede de nuvens (centro) e nuvem calda (a direita) | Foto: Vídeo enviando a Rede Globo |

     No mesmo dia, a onda severa produziu granizos do tamanho de bolas de beisebol, que destelharam mais de 200 casas sobre o território catarinense.

Tornados no Paraná.
     No dia 14 de Julho, uma super célula causou um tornado sobre Francisco Beltrão, no Paraná, no dia, várias células severas se formaram sobre o estado e sobre Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul. O Tornado, possivelmente EF2, causou um rastro de destruição e 51 pessoas feridas.

            | Super Célula e tornado sobre Francisco Beltrão | Foto: Altos Desconhecido (estamos tentando descobrir) |

     Abaixo há a imagem do radar de Cascavel, aonde mostra a super célula com o gancho (acima do miolo roxo), prestes a chegar a cidade de Francisco Beltrão.

           | Super Célula com gancho se aproximando de Francisco Beltrão | Foto: Simepar |

 Onda Severa no Paraná.
     No dia 7 de Setembro, no dia da independência do Brasil, o estado do Paraná, foi alvo de uma poderosa onda severa, que causou chuvas com poderosas bolas de granizos, que alcançaram o tamanho de bolas de beisebol e ventos acima dos 100 km/h. O Fator preocupante foi os granizos dentados, que são sinais de super células tornádicas.
     A Granizada e rajadas de vento, deixaram centenas de pessoas com avaria em seus telhados, e automóveis.

Poderosa Linha de Tempestade em São Paulo,
     No dia seguinte, 8 de Setembro, foi a vez de São Paulo enfrentar tempo severo, no período da tarde, uma linha de tempestade (Squal Line), avançou sobre o estado, causando, expetaculares frentes de rajadas, que geraram ventos acima dos 100 km/h que derrubaram postes, arvores e destelhou dezenas de casas.

           | Nuvem Prateleira com baixa parede de nuvem avançando sobre Limeira | Foto: Rafael Dibern |

     O Curiosos é que o Recesso ta bastante movimentado do que deveria ser, houve até o fim do mesmo, 3 tornados confirmados sobre o território brasileiro.
     Isso esta sendo um prenuncio para a Temporada que começa hoje, se antes da mesma já foi movimentado, imagina agora, com a abundância de condições para tempo severo.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Recesso para a LSPS Tempestades:
     O Nosso recesso serviu para arrumar os problemas que tivemos na ultima temporada e também para comprar novos equipamentos.
     Em Março nós adquirimos um NoBreak para nos manter conectados durantes as frequentes queda de energia em nossa região (área rural de Viamão).
     Em Maio nós adquirimos uma poderosa placa de vídeo para substituir a nossa atual defeituosa que nos impediu de enviar os nossos vídeos.

     Mesmo com o investimento, as coisas não deram certo no decorrer do recesso.
     No dia 23 de Junho, a Redemet descontinuou o antigo site da mesma, as imagens de radares com fundo preto foi extinto, foi algo bom, porque no site novo, as varredura dos radares agora ficam sobre o mapa, facilitando assim os alertas. Mas era bom demais pra não ter algo negativo, no mesmo dia a Redemet retirou a opção de acesso as imagens anteriores de radar, e até hoje não a re-colocou. Sem o acesso ao acervo, não podemos criar postagens detalhadas, não podemos fazer análise de eventos severos e também dificulta bastante as interceptações, por que, ou interceptamos, ou ficamos na frente do monitor tirando print das varreduras.
     Junho, Julho e Agosto foram marcados pela inatividade, causada por defeitos na rede telefônica. A concessionária de internet, Oi Telecomunicações, como sempre demostrou, uma lastimável incompetência para o reparo, foram 2 meses de internet lenta, seguido por 21 dias sem conexão.
     Quando parecia que os problemas iriam desaparecer, com o técnico da operadora indo em nossa sede para iniciar os reparos (após um possesso no Procon), nossa nova placa de vídeo apresentou problema de hardware, e parou de funcionar, problemas que se estende até agora, sem ela, não há como renderizar nossos vídeos, assim, não enviamos para o Youtube.
     Se podia piorar mais, piorou. Todas as tentativas de reparo da placa de vídeo, falharam, a conexão, até então reparada, fica inutilizável das 18 horas até as 23 horas, maias lenta que uma internet 2G. E no ano que iriamos comprar a nossa estão meteorológica... ADVINHA, o Dólar foi aos 4 reais!!
Vamos resumir tudo acima em uma frase: Ta difícil caçar tempestades nesse pais.

     Hoje iniciou a temporada 2015/2016, a temporada que pode ser a mais severa da década, e não estamos empolgados, e nem tem como ficar, o máximo que podemos fazer nela é gravar as interceptações e publica-las em fotos. Tudo deu errado no recesso, é tando problema que o futuro da LSPS Tempestade esta em cheque.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vésperas da Abertura da Temporada:

     Nas vésperas da abertura da temporada, que são os 12 dias que antecede a abertura da temporada, tivemos a formação de 1 tornado em SP, e 8 dias de chuva, por vezes com granizo sobre o RS.

Tornado em Panorama (São Paulo):
     No dia 10 de Setembro, uma frente fria avançou para São Paulo, e ao encontrar, condições favoráveis para tempo severo, formou uma super célula, que por sua vez, gerou um Tornado, que ao passar sobre Panorama-SP, causou devastação. Felizmente, não houve fatalidades.



     Abaixo tem uma imagem mostrando o formação do funil que mais minutos mais tarde, tocaria o solo se se caracterizaria um tornado e depois passaria sobre Panorama.

          | Funil descendo | Foto: Marcello Andrade |

A Semana granizenta no RS.
     A Partir do dia 16 de Setembro, graças a um bloqueio no centro do Brasil, as frentes frias ficaram bloqueadas sobre o RS e SC, assim avançando e regredindo sobre a região, causando frequentes ativações convectivas, que por sua vez, geravam intensas células, e nelas, granizos.
     Até o fim do final de semana foram mais de ''100 CIDADES'' atingidas pelas chuvas de granizo.

Tendência:
     Essa temporada tende a ser mais severa que a anterior, podendo ser a mais severa dessa década, o El Niño ativo no Pacifico Equatorial em intensificação, tende a aumentar as chuvas no sul do Brasil e com ela a probabilidade de eventos severos, podendo serem destrutivos.
     O Pico severo deve ser no mês de Outubro e Novembro, podendo ocorrer vários tornados nas ondas severas.

Postagens de cada ponta das temporadas desde a existência do blog:
Fim da Temporada 2014/2015: Não houve postagem por problemas técnicos.
Inicio da Temporada 2014/2015: (Clique Aqui)
Fim da Temporada 2013/2014: (Clique Aqui)
Inicio da Temporada 2013/2014: (Clique Aqui)

CRÉDITOS:
• Imagens: Lucas Slongo.
• Texto: Lucas Slongo (LSPST).
• Fontes: G1.

                                  →→→→→→→→→→ •  LSPS - Tempestades • ←←←←←←←←←←.

Um comentário:

  1. Dia 13/07/2015 passou uma super célula em Xanxerê-SC, vinda do PR e segundo para RS. A passagem dessa Super célula na acidade, nos deixou bastante assustados pela sua imensidão. Além disso, eu gravei algumas partes dessa passagem, que se encontra aqui (https://www.youtube.com/watch?v=FVhYvmBUkkU). A cidade que eu moro deve ser campeã em tornados, pois, já achei muitos registros de tornados por aqui, que a mídia nunca anunciou. Eu deixo meu contato para quem quiser trocar alguma ideia pelo face:(https://www.facebook.com/alan.carlos.391082)
    Obrigado!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...